top of page

Susana Sá é uma actriz e locutora portuguesa.

Licenciada em Relações Internacionais, prosseguiu os seus estudos em teatro na Academia Contemporânea do Espectáculo, complementados com o Instituto de Teatro de Barcelona/ ESJD, em técnica vocal e movimento criativo. Posteriormente, concluiu o Mestrado em Teatro, vertente de Texto Dramático/ Interartes. Fez Formação Especializada em Igualdade do Género pelo IGAP.

​

É investigadora do GECAPA – Gabinete de Estudos de Cultura, Artes Performativas e Audiovisuais (CLEPUL) da Faculdade de Letras de Lisboa. Integra a direcção artística da Associação Cultural APURO.

 

Enquanto actriz, estreou-se na telenovela Lenda da Garça, em 1999, tendo vindo a participar em séries e telenovelas da TVI e RTP.

No teatro, trabalhou com os encenadores Rogério de Carvalho, Nuno Cardoso, Gonçalo Amorim, Bruno Bravo, Nuno M. Cardoso, António Capelo, João Paulo Costa, Guilherme Mendonça, Carlos António, Barthélémy Bompard, Júlio Cardoso, Vítor Hugo Pontes, Clara Joana, Frederico Corado, Tó Maia, Nuno Simões, Norberto Barroca, Ruben Marks, Júlio Martin, Silvina Pereira e com as companhias de teatro Primeiros Sintomas, Teatro Griot, Ao Cabo Teatro, Teatro Experimental do Porto, Seiva Trupe,  Teatro Aramá, Teatro Maizum, Entrar em Palco e, na Porto 2001, integrou a co-produção Teatro do Bolhão com a Companhia de Teatro Francesa Koumulus. 

Entre 2001 e 2011, integrou o elenco da companhia Teatro Experimental do Porto, onde também exerceu as funções de Directora Plástica e Directora Artística-adjunta, encenadora, assistente de encenação, figurinista e tradutora. 

​

No Cinema, trabalhou com Manoel de Oliveira, Edgar Pêra, Francisco Manso, João Côrrea,

Tim Maurice-Jones, Hugo Diogo, Luís Diogo, Hugo Albuquerque, Francisco Moura Relvas, Joana Maria Sousa, Tiago Soares, Belmiro Ribeiro, João Santos Silva, Carlos Amaral, entre outros.

​

Autora do argumento das curtas-metragens Bicho Vai (Festival Caminhos do Cinema 2015), Pesquisa, Sala Branca e de guiões publicitários. 

​

Faz dobragens e locuções.

Formadora na área de Expressão Dramática e Corporal na Escola de Moda de Lisboa, no curso de Apoio à Infância, e encenadora do grupo de teatro do Colégio Luso-Francês. Anteriormente, foi responsável pelo grupo de teatro da INATEL- Porto, assim como de várias encenações integradas em projectos de Teatro Comunitário.

​

bottom of page